sexta-feira, 3 de maio de 2013

Minha nova aventura, Cartonagem!!!!

Oie!!!!!


E lá fui eu me encantar com a cartonagem!!! Me apaixonei!!!!

A história começou com a tal da caixinha de costura, explico: um dia minha sogra toda alegre, me vem e fala dessa tal caixinha de costura que abre. Como assim que abre??? Lá fui eu pesquisar lógico e cheguei em um passo a passo bem fuleiro de uma revista. Ok. Me meti a besta a fazer. Tinha uns papelões, tecido e cola fui tentar. O resultado??? Bom, o resultado dei para minha mãe, mas logo em seguida fiz outra caixinha, e depois mais outra e mais outra rsrsrsrs

Minha segunda caixinha de costura

Vista de dentro

Outros modelos




Amei a cartonagem! Simplesmente. No começo como não sabia, reaproveitei bastante papelão, pegava aquelas de caixa de leite, achei uma que era bem firme e fino e reaproveitei muita coisa. Confesso que adoro isso, poder fazer algo legal e reaproveitar o que tem. Aí depois descobri que tem papel certo, tecido certo e blá blá blá não gosto tanto de ficar presa a materiais específicos não. Acho que artesanato + reciclagem é tudo de bom, quado posso, junto os dois. Então se eu tenho uma caixa que pode ser salva, eu salvo. Por tudo o que já li de cartonagem, dependendo da peça você usa papel paraná, papel couro (?), papel holler, papel cartão, kraft etc. O fato é: onde moro não encontro papel holler, nunca vi mais gordo o tal do papel couro e muitas vezes ao invés de usar papel cartão utilizo embalagens vazias (já vi meninas em vídeos tb utilizando, gosto muito de usar aqueles de sucrilhos, se a embalagem tem um lado branco, melhor ainda). O que mais uso aqui é o papel paraná. Encontro fácil e os trabalhos que eu fiz ficaram bem firmes com ele. Uso o de 2mm. Para a cola uso a Cascorex e tecido compro o Tricoline.

Adoro a cartonagem pelo fato de ser rápido e lindo. Cortou colou e tá pronto. Porém o tal do cortou..... Existem no mercados vários kit`s prontos. Por exemplo dessa caixinha mesmo, vc compra o kit já vem todas as peças cortadas no papel certo (dependendo do kit se precisar vem gabarito, fio de cabelo, agulhas) e você só precisa colar o tecido e montar a peça. Isso pra quem acha a parte de cortar o molde chata é uma benção, para aquelas que não tem muita habilidade com o estilete também. Eu confesso que apanho nas medidas, mas prefiro cortar o molde do que comprar o kit, economizo e gasto em tecidos e aprendo com os erros, que vem aos montes rsrsrs não acho a parte de montar o molde e cortar o papelão chato não. No começo não tinha base de corte, cortei tudo na tesoura, male male tinha uma régua decente e cola tudo no pincel. Hoje já tem uma evolução rsrsrs tenho base de corte, conheci vários tipos de estiletes (e ganhei uma nova cicatriz no dedão por conta deles) réguas (tenho uma de patchwork que ganhei da sogra que simplesmente amo!! Agiliza o processo) e o rolinho básico pra passar cola poxa!!! rsrsrs achei que o investimento vale super a pena. No meio do caminho já teve algumas encomendas (e tenho encomendas no momento). Acho que as peças saem fáceis até para mim que sou uma péssima vendedora. Acho que vale mais q a pena.

Daqui pra frente irei postar basicamente coisas em cartonagens. O que eu fizer, o que eu aprender, o que eu errar enfim, acho q irá ser divertido. Na próxima postagem irei colocar as maletas.... minha paixão!!!!

Até a próxima!!!

3 comentários:

Unknown disse...

Oi Priscila! Amei o seu artigo! Muito sincero e divertido. Me identifiquei em vários momentos com sua história. Também me apaixonei pela cartonagem. Ainda estou engatinhando mas já tenho várias encomendas. Também criei um blog para divulgar meu trabalho e compartilhar dicas, mas me falta tempo pra isso. Vou acompanhar seu trabalho. Quem sabe podemos trocar experiências.
Se puder, dá uma passadinha no meu blog pra conhecer:
ateliesafira.blogspot.com.br
Um grande abraço e boa sorte!

Maria disse...

Olha, amei Priscila. Sou como você, há um tempo traz- rsrsrs não entendo nada disso pq meu ramo de artesã é outro mas estou querendo mudar e o seu artigo meu deu força viu ? Tipo, não sei que cola usar na cartonagem. (já vi aí) tbem anotei o nome da régua e vou usar caixas de leite até aprender. Muito obrigada pela dica. Passarei aqui sempre.

Unknown disse...

Você sabe de um substituto para o papel kraft?

Postar um comentário